Review: Canon EF 24-105mm f/4L IS USM

A lente "todo o terreno" da canon série L

Introdução

A EF 24-105mm f/4L IS USM é uma das lentes da série L desenvolvida pela Canon. Esta é uma lente “todo o terreno” e é a única do género a possuir IS (image stabilization / estabilizador de imagem). É, como todas as lentes L, uma peça de equipamento bastante cara. Tal como as cameras full-frame para que é dirigida. Podem adquirir esta lente tanto em lojas online como físicas. Pessoalmente, recomendo sempre a Amazon.

Construção

 

Montada como um tanque de plástico (externo) e metal (interno), com 670gr a EF 24-105mm f4L IS USM é considerada uma lente um pouco pesada. Para quem já está acostumado à qualidade de construção das lentes L da Canon, esta não irá desapontar. O peso pode ser considerado uma contrapartida para a aquisição desta lente, no entanto é este peso que permite que esta lente seja tão resistente. A mesma é selada o que evita problemas com poeira e humidade. Ambos os anéis tanto de zoom como de focus são bastante precisos. Sendo o anel de focus um pouco mais duro. O que não é algo mau de todo, visto que quando o fotógrafo escolhe focus manual o mesmo precisa de ser perfeito.

Por fim esta lente utiliza filtros de 77mm que são compartilhados por outras zoom da linha L, como EF 70-200mm f/28L IS II USM e EF 17-40mm f/4L USM. Eles não giram durante o focus ou o zoom, o que permite fotografar com filtros polarizadores e ND graduados sem ajustes.

 

Qualidade de imagem

 

Diz a lenda que uma objetiva zoom com proporção além de 3x (zoom) não garante qualidade de imagem comparável às primes com a mesma distância. E a EF 24-105mm com aproximadamente 4.3x teoricamente deveria ser o caos para fotografias de alta resolução ou aberrações gerais na imagem.  Enquanto alguns problemas estão presentes caso preste atenção, como CA (Chromatic Aberration) lateral e o vignetting acentuado (que podem ser corrigidos via software), resolução e detalhes aparecem em altíssimo nível em qualquer f/stop, e colocam a EF 24-105mm f/4L IS USM entre as zoom de maior desempenho óptico do mercado num instrumento flexível e para várias situações.

 

Conclusão

Em suma, esta é de facto uma das lentes mais utilizadas por mim. A Canon 24-105 f/4L IS USM é a minha lente de escolha para todos os tipos de fotografia de paisagem ou até mesmo quando não pretendo sofrer com o peso de carregar várias lentes na mochila. Na minha opinião, é uma lente quase que apenas recomendada para cameras full-frame. Visto que 24mm num sensor crop não é largo o suficiente para a maior parte de fotografias de paisagem. O facto de possuir weather sealing e IS faz com que esta seja uma lente (como o título indica) todo o terreno.

 

 

Poderá também gostar de

Deixe um comentário